quarta-feira, 4 de novembro de 2009

São Thomé e a Sociedade Alternativa

Muitos dizem que São Thomé das letras é uma cidade “alternativa”. Mas afinal, o que é ser alternativo? De onde vem esta expressão? Se você pesquisar um pouco por “Sociedade Alternativa”, irá descobrir que esta foi uma proposta “utópica” de Raul Seixas e Paulo Coelho, lançado em plena época da ditadura militar, através da música “Sociedade Alternativa” e por um manifesto (Krig-Ha), o que levou ao exílio de Raul. Baseado nos escritos do ocultista britânico Aleister Crowley, nesta sociedade cada um faria o que quisesse, sem haver repressão nenhuma. Não surpreende que esta idéia não tenha sido alegremente recebida pelo regime militar. Porém foi muito aceito por uma parcela da juventude que não via coerência no modo opressivo e competitivo da sociedade capitalista. E até hoje tem grande aceitação.

Conhecer um pouco a vida e as idéias de Crowley é interessante para conhecer as bases desta proposta de Raul. Crowley foi uma pessoa muito controversa, espião britânico (1914-18), e apregoava (e praticava) o uso das drogas e sexo com fins espirituais. Foi muito mal visto (alguns dizem que jurado à morte) por divulgar os segredos de muitas sociedades secretas. Por exemplo, divulgou em um de seus livros o segredo central de uma seita alemã – a trindade Ísis (mãe), Osíris(Pai) e Hórus (filho) e símbolos fálicos – sem nunca ter tido contato com nenhum membro desta seita. Recebeu e escreveu mediunicamente, durante uma viagem ao Egito, “o Livro da Lei”, que dizia basicamente que cada homem é seu próprio deus e, por isso, os fortes se sobrepunham aos fracos; que não há lei além da lei da vontade (cada um devia fazer a sua vontade). Um dos arautos da Nova Era, predisse que para o surgimento do anticristo, seriam necessárias as revoluções social, cultural, sexual, das drogas, religiosa. Efetivamente isto foi incrementado por volta dos anos 60 por seus discípulos. Um dos mais destacados e conhecidos foi Timothy Leary, guru dos movimentos hippies. Os Beatles também tiveram grande influência nestas mudanças de pensamento social. De Crowley, cita-se que teria dito que não tratava com qualquer demônio, senão com o maior deles.

Achei interessante trazer estas informações, porque na base de um movimento aparentemente bom, inofensivo, utópico até, como o da Sociedade Alternativa, está um forte embasamento ocultista que, ao contrário do que apregoa, não traz nenhum melhoramento real à condição humana. Este só vem de uma relação real, pessoal e sincera com Deus.

http://en.wikipedia.org/wiki/Aleister_Crowley

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Alternativa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas

Um comentário:

  1. Jeferson
    Uma bela aventura...sem dúvida...mas de JEEP seria muito cansativo...fico com os passeios aqui por perto...
    Luciano Vargas

    ResponderExcluir