sexta-feira, 7 de agosto de 2009

São Tomé das Letras - Impressões

Minhas (Jeferson) impressões sobre São Tomé, baseada em um dia de observação (sexta, 10/07/09). Ou São Thomé, como preferem os habitantes.
A cidade está no alto de um morro que domina uma vasta região em volta. Do alto do Mirante do Cruzeiro tem-se visão de 360º do horizonte. Especial para observações celestes. Vê-se, realmente muito ao longe (alguns juram ter visto ocorrências ufológicas ali...).
No seu subsolo existem grandes jazidas de quartzito, também chamada de... pedra de São Tomé... Ahá! Agora você sabe de onde vem o nome desta pedra muito utilizada em construção, em especial para calçadas de piscinas...
Alguns dizem (não garanto, não tive acesso a dados oficiais) que a o morro da cidade é pura jazida de quartzito.
A estas jazidas os místicos atribuem a fonte energética da cidade (nestes dias escutei uma conversa de que existiria um fluxo energético que uniria São Tomé a Macchu Picchu). Eu, particularmente, não senti nenhuma ocorrência energética enquanto estive lá. A não ser quando eu achei que tinha perdido ou tinham roubado minha carteira. Este, sim, foi um choque...
Bom, com esta fama, São Thomé atraiu místicos, hippies, bruxos, magos, esotéricos e também aqueles que não se identificam (mais) com o modo materialista/consumista da sociedade de hoje. São pessoas que encontraram aqui um enfoque de vida, a seu ver, mais coerente. Conheci muitos turistas, nativos e esotéricos realmente muito agradáveis.
Achei lá a loja Dasbru. Pode ser até soar inicialmente curioso e divertido o nome, mas pra mim, junto com a Daslu (SP) e a Daspu (RJ), representam os três modos de vida com os quais não me identifico de jeito nenhum: materialismo, prostituição e ocultismo.
Fora os turistas e os místicos, todos importados, existe a grande maioria da população, nativa, de orientação católica. Não me lembro de ter visto igrejas evangélicas.
Mas vi a "Pousada do ET", cuja plaqueta de propaganda estava na estrada...
A maior fonte de renda da cidade, além do turismo, é a mineração do quartzito. Como as jazidas afloram, você escuta, durante o dia todo, o barulho das mineradoras. É nelas que trabalha boa parte dos homens da cidade.
Uma destas aflorações de minério (no centro da cidade, ao lado da matriz) tem uma forma curiosa de popa (parte de trás) de navio e deram a ela o nome de Pedra da Gruta. Na placa de orientação, próxima, registro de que teriam sido encontrados traços da presença de índios pré-colombianos, de extraterrestes, e até de ensinos de... Tomé, é claro...
A verdadeira origem do ocultismo, do esoterismo, é conhecida. Mas quem inspirou a chamada Sociedade Alternativa, que tanto atrai os hippies e outros "alternativos"? Bom, isto é assunto pra outro post. Se você tiver curiosidade, e já adiantando alguma coisa, recomendo pesquisar os termos: Sociedade Alternativa, Raul Seixas, Aleister Crowley. A Wikipedia tem ótimos e reveladores textos. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário